Home / Notícias Rápidas / Divórcio online funciona?
divórcio online

Divórcio online funciona?

O Divórcio online é legal? Descubra agora. O divórcio ainda é uma questão que gera dúvidas entre as pessoas, além de ser algo desagradável, devido aos trâmites e a própria separação em si, ainda possui muitas custas.

Ao longo do tempo, o divórcio foi se adaptando, passando por períodos onde era necessário haver um período de separação, até o momento onde o casamento  pode ser dissolvido de forma mais rápida.

Neste sentido, existe dúvidas em relação ao divórcio online. Descubra por que o divórcio online é considerado um divórcio rápido neste artigo.

Divórcio online: por que as pessoas se divorciam?

O divórcio constitui-se em um direito no Brasil, antes, as pessoas eram fadadas a permanecerem juntas pelo resto da vida, sendo considerado um crime se unirem a outra pessoa.

Felizmente, os tempos são outros, e o divórcio consiste em dissolver a união do casamento.

Neste sentido, o divórcio foi instituído oficialmente com a aprovação da Emenda Constitucional número 09, datada no dia 28 de junho de 1977. A mesma teve sua regulamentação dada em 26 de Dezembro de 1977.

Para ver a redação oficial da lei basta clicar aqui. Nela ficou estabelecida a permissão da dissolução do enlace matrimônio, ou seja do casamento.

Mas, somente com a Emenda Constitucional nº 66/2010, promulgada no ano de 2010, que transformou significativamente o instituto. Suprimindo o instituto da separação judicial, antes exigida.

As pessoas então, vem no divórcio uma oportunidade de reconstruírem suas vidas de forma diferente daquelas que viviam, uma vez que, a união com uma personalidade divergente da sua, pode acarretar em grandes problemas caso não haja maturidade do casal.

Portanto, o divórcio dá direito às pessoas que não se entendem mais, a darem novos sentidos às suas vidas, porém, este processo pode ser algo difícil que vai depender muito da reação de cada casal.

Quero me divorciar, o que fazer?

O primeiro passo para quem deseja se divorciar é consultar alguém para entender quais os procedimentos a serem tomados, uma vez que, cada família tem suas particularidades.

Neste sentido, é importante buscar informação através de ferramentas como a internet ou pessoas que entendam do caso, como advogados, para entender qual o melhor caminho para o divórcio.

Entenda quais são os tipos de divórcio

Por tratar-se da dissolução familiar e considerando que existem muitos tipos de família, dá-se também a construção dos tipos de divórcio.

Divórcio online consensual

O divórcio consensual, como a própria palavra diz: consenso, é aquele que ambas as partes estão de acordo com a separação.

E por isso, seu processo se dá de forma mais rápida, uma vez que não existem oposições à separação. É muito simples, pois as partes já se decidiram em relação à forma como se darão a separação dos bens.

Dessa forma, não é necessário que um juiz determine como será feita a divisão dos bens do casal. O divórcio pode ser realizado até mesmo no cartório, tendo em vista a velocidade e praticidade.

No entanto, o divórcio online consensual só pode ser realizado quando não existem crianças envolvidas. Se o seu casamento gerou frutos e os filhos ainda são menores, vocês ainda poderão se divorciar de forma amigável, mas apenas no judiciário.

Este pode ser considerado um divórcio rápido.

Divórcio litigioso

A palavra litígio é um termo jurídico que tem como significado “ controvérsia judicial”. Neste sentido, o divórcio litigioso é aquele em que uma das partes está contrária à separação ou à separação dos bens.

E até mesmo a guarda dos filhos, onde não foi possível chegar a um acordo, e para tanta, é preciso acionar a justiça para que ele seja de fato realizado. Isto envolve um processo burocrático cujo qual se torna desgastante para todos os envolvidos.

Os divórcios litigiosos podem se arrastar por vários anos e gerar um grande custo para as partes envolvidas. Os gastos com advogados e com toda a burocracia pode tornar o processo uma grande dor de cabeça.

Por isso é sempre preferível optar pelo divórcio consensual, quando as duas partes estiverem de acordo e dispostas a dialogar para encontrar um meio termo bom para ambos.

Seu processo é bastante burocrático e complexo.

Divórcio extrajudicial

Este também pode ser considerado um dos tipos de divórcio rápido. O divórcio extrajudicial é aquele que ocorre quando as partes não possuem filhos menores ou incapazes.

Ao contrário das outras duas modalidades, este divórcio não necessita da presença de um juiz. Ele tem a mesma validade e eficácia de uma sentença judicial.

Enquanto o divórcio judicial é feito por meio da assinatura a termo feita pelo juiz, o extrajudicial é feito em cartório.

É o próprio representante do cartório que faz a dissolução do casamento. Muitos se questionam se ele te poder para tal feito, e sim, o tabelião tem fé publica, e isso significa que ele pode atestar o fim do enlace.

O que é divórcio online e qual a sua finalidade

Antes de falarmos sobre a finalidade do divórcio online é preciso esclarecer um pouco mais sobre sua validade. A resposta é sim, ele tem validade dentro do que ele se propõe a esclarecer.

É importante ressaltar que em casa de haver a presença de filhos do casal, o divórcio será obrigatoriamente litigioso. Ou seja, somente o juiz poderá expedir o termo do divórcio.

Claro que estamos nos referindo aos casos em que os filhos ainda são menores de idade, ou sejam incapazes.

Primeiramente precisamos entender que o processo é aquele feito de forma consensual. Sendo extrajudicial, apenas nos casos em que não haja filhos.

Em sua característica consensual, para dar entrada no divórcio é bastante simples. Basta que para isso, as partes deem entrada diretamente pela internet, caso optem pela modalidade de divórcio online.

Ali, elas preencheram os campos que contém dos seguintes requisitos:

1º requerente e 2º requerente

Nome Completo

Endereço Completo

Profissão

RG

CPF

Se vai retornar o nome de solteiro ou manter o nome de casado

Data do casamento

Se foi feito pacto nupcial

Como foi a partilha de bens

Valor da Pensão alimentícia

Além de algumas outras perguntas que visam entender o acordo realizado pelo casal.

Pagamento de taxas

Feito isso, as opções de pagamento das taxas e serviços são dadas de forma que as taxas no que diz respeito ao cartório. Podendo ser pagas com cartão de crédito, cheque, débito, Pag Seguro, entre outros.

Com o pagamento efetuado, haverá a opção de agendamento do divórcio. Neste momento, as partes agendaram o dia para que possam assinar o divórcio e isto deverá ser realizado pessoalmente.

Após este momento, para que o divórcio seja concreto, é preciso que o casal se dirija ao Cartório de Registro Civil onde se casaram e realizem a averbação do documento.

Haverá a emissão de uma certidão contendo os dados de divorciados de ambas as partes. Neste sentido, a finalidade dele está na praticidade da ação e na economia das taxas.

Como conseguir um divórcio amigável

O divórcio pode ser um processo difícil em quase todas as circunstâncias. No entanto, o processo pode ser concluído com maior facilidade e eficiência se os cônjuges que se separarem o fizerem em termos amigáveis.

Para que o seu divórcio online seja rápido e menos caro para vocês, existem algumas dicas básicas que devem ser observadas.

Seja respeitoso

Mesmo em divórcios amigáveis, certos problemas sérios ou conflitos podem aparecer. Portanto, cada parte pode apresentar pelo menos um certo grau de sentimentos negativos, como raiva, amargura ou ressentimento.

Para garantir um divórcio rápido e tranquilo, é fundamental manter o respeito durante todas as etapas e processos. Mesmo em situações críticas, de nervosismo e de discussão, o respeito deve ser um princípio dos dois lados da mesa.

É muito frequente que as pessoas se tratem como inimigas durante a separação. No entanto, você não pode se comportar como inimigo do seu companheiro nesse momento.

Por mais que vocês tenham terminado a relação de forma ruim, esse é o momento para guardar todo o rancor e focar no que realmente importa, a conclusão do divórcio.

Busquem por objetivos em comum

Os cônjuges que se separam podem não conseguir mais entrar em acordo sobre diversos temas.

No entanto, profissionais que atuam diariamente com divórcio sugerem que o compartilhamento de um  objetivo comum  podem permitir que o processo de divórcio avance de maneira mais amigável.

Por exemplo, se o ex-casal compartilhar filhos, um objetivo poderia ser garantir que o processo corra bem e profissionalmente para o benefício das crianças.

Dessa forma, mesmo que exista conflito entre você e seu companheiro, vocês farão o melhor para que isso não atinja os filhos.

Procure meio termo

Naturalmente, cada cônjuge que se separa anseia por sair da separação com uma série de direitos e benefícios garantidos. Porém, o divórcio pode sair mais rápido se cada parte demonstrar vontade de ceder em algum ponto.

Lutar por cada centavo só levará a uma disputa maior e isso provavelmente atrasará a conclusão do processo. Logo, é importante pensar de forma objetiva, fazer concessões e saber até onde você pode ir.

O divórcio online só pode ser feito quando as partes estão de acordo, de forma consensual. Isso nunca vai acontecer se vocês não estiverem dispostos a buscar por uma solução que seja benéfica para as duas partes.

Evite colocar a culpa no outro

É da natureza humana dizer que o rompimento do relacionamento, especialmente o casamento, é o erro da outra pessoa. Especialistas em divórcio alertam para não jogar toda a culpa no seu companheiro.

O mais interessante é que ambas as partes aceitem um certo grau de responsabilidade pelos eventos que as levaram ao divórcio.

Pois dentro de uma relação, quase nunca é fácil encontrar um verdadeiro culpado. Se estamos falando de uma relação de longos anos, essa tarefa se torna ainda mais complicada.

Então não vale a pena buscar por culpados se você quer fazer o divórcio online. Reconheça que a relação acabou e que essa é a melhor decisão para vocês. Observe isso e siga em frente.

Sempre negocie de boa-fé

Todos os aspectos pessoais, legais e financeiros do divórcio devem ser conduzidos sob  negociações de boa-fé.

Quando as pessoas estão de acordo, elas confiam uma na outra. Se você sente que você pode chegar a um acordo com o seu companheiro, de forma justa e honesta, vale a pena fazer o divórcio amigável.

Muitos casais terminam o casamento e continuam bons amigos. O fim da relação não significa que vocês querem arruinar a vida um do outro. Aproveite o companheirismo que restou para fazer uma separação mais rápida e consensual.

As vantagens do divórcio online

Praticidade e economia: ambas as partes só precisarão comparecer no dia da assinatura. As taxas processuais do divórcio pela internet são menores

Agilidade do processo de divórcio: uma vez que o envio dos documentos requisitados seja rápido em poucos dias as partes poderão agendar a assinatura

Melhor forma de lidar com a separação: a entrada do divórcio pela internet torna-se mais agradável. Isso porque evita tantos encontros que podem causar desconfortos em ambas as partes.

O divórcio online realmente funciona?

A resposta é, Sim. Porém é muito importante frisar que o processo de separação online só terá eficácia se ambas as partes entrarem em consenso. Isso vale não só para o divórcio online, como também para todas as outras formas de terminar o matrimônio.

É preciso entender que todos os assuntos que envolvem a sua separação precisam ser levados em consideração. Desde a guarda dos filhos, divisão de bens, pagamento de pensão alimentícia entre outros.

Ele reforça a ideia de que o casal tenha maturidade para lidar com estas questões, uma vez que o casamento pode trazer assuntos dos quais o casal terá que lidar pelo resto de suas vidas, a exemplo disso são os filhos.

Quanto custa o divórcio online?

Muitas pessoas que procuram pelo divórcio online possuem curiosidade em saber quanto custa. O valor exato só pode ser determinado com base em uma conversa com o advogado especialista.

Além dos valores cobrados pelo profissional, também existem custos relativos ao cartório. Por isso, é importante se preparar financeiramente, especialmente se você optar pela separação litigiosa.

Se optar pelo divórcio consensual online, os custos são bem menores, tendo em vista a agilidade no processo. Por isso esse meio está sendo cada vez mais escolhido.

Divórcio online vale a pena?

Se o que você deseja é colocar um ponto final na sua relação sem gastar muito tempo e sem um processo muito longo, o divórcio online é a solução.

Como você pode ver, essa é uma opção viável e preferível. Se você e seu companheiro estão de acordo sobre os principais temas da separação, como divisão de bens e pensão, pode ser muito interessante optar por essa forma de se divorciar.

Como você pôde ver acima, são apenas alguns passos para que o seu divórcio esteja pronto. Depois de preencher alguns dados online e pagar as taxas, basta comparecer a um cartório para averbar o divórcio.

Na via judicial, a batalha é muito mais longa, envolve muitos gastos com advogados, muita papelada e muita dor de cabeça gerada pela discussão e pelo conflito com a outra parte.

Gostou do artigo? então aproveite para acompanhar os outros artigos e ver em quais casos você se encaixa. Aproveite para assistir ao vídeo da Dra Marina que explica se é possível realizar o divórcio online.

Sobre Amaro

Veja também

meu marido me bate

Meu marido me bate, o que fazer?

É comum encontrar relatos de mulheres na internet com perguntas do tipo meu marido me …

7 comentários

  1. Quero me devorciar pela internet existe formulário para preencher>

  2. Júlia kasumi yoshikawa braga

    Olá, meu nome é Júlia ja estou separada de corpos desde 2005 e preciso me divorcia, oque devo fazer?

  3. Ola,
    Fizemos uma escritura pública de divórcio direto. e não foi averbado e retomamos isto é; estamos juntos nosso casamento é no regime separação de bens.Tenho uma dúvida posso continuar assim uma vez que não averbamos essa escritura de divórcio?

    • não averbou, não significa que não divorciou.Então se houver averbação posterior sua retomada passa como regime parcial de bens pela união estável do casal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ficou com alguma dúvida?

Temos advogados prontos para te atender

Deseja conversar com um advogado?

Ficou com alguma dúvida?

Temos advogados prontos para te atender

Deseja conversar com um advogado?

Prezado(a), para iniciar a seu atendimento, responda algumas perguntas para entender melhor probema

Como podemos te ajudar?
Field is required!

Teste de Elegebilidade

O casal concordam em se divorciar consensualmente?
Field is required!
O casal possui filhos menores de 18 anos ou incapazes deste casamento?  
Field is required!
Possuem bens (ou dívidas) à partilhar nesse divórcio?
Field is required!

Seu divórcio é internacional?

Divórcio Internacional
Field is required!
Field is required!

Teste de Elegebilidade

Voce ainda reside no mesmo endereço que o seu cônjuge?
Field is required!
O casal possui filhos menores de 18 anos ou incapazes deste casamento?  
Field is required!

Digite sua dúvida para possamos entender melhor o seu caso.

Campo obrigatório.
Campo obrigatório.

Prezado(a), informe seu email e telefone para que possamos cadastrar em nossa base de dados.

Field is required!
Field is required!

Entre em contato através no WhatsApp para te ajudarmos.