Home / Divórcio / Como saber se o casamento acabou
como saber se o casamento acabou

Como saber se o casamento acabou

Nem sempre os relacionamentos duram para sempre. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) um a cada três casamentos terminam em divórcio. Mas como saber se o casamento acabou?

É exatamente sobre isso que falaremos nesse artigo. Descubra agora mesmo como identificar se é o momento certo de se separar e começar uma nova vida. Términos são difíceis, mas são muitas vezes necessários.

Por isso separamos alguns dos sinais de que um casamento não tem mais futuro. Se você está em dúvida sobre a sua relação, a leitura desse manual com certeza te proporcionará uma visão mais ampla sobre a sua situação atual.

Por que os casamentos chegam ao fim

Antes de mostrarmos como saber se o casamento acabou, é importante ter uma ideia dos motivos que levam ao término. Afinal de contas, o que faz com que as pessoas desistam de uma relação duradoura? As respostas podem ser muitas.

Quando as pessoas se casam, elas imaginam uma vida inteira de felicidade. Planos são feitos e muitos deles são realizados ao longo da vida. No entanto, muitas vezes a realidade se torna bem diferente do que foi idealizado.

Vários são os motivos que podem levar ao fim de um casamento. Porém, existem algumas causas que são as mais comuns. Entre elas estão o fim do amor, a traição, a falta de respeito, falta de comunicação e interesses conflitantes.

Para que você seja capaz de identificar se a sua relação com o seu marido, separamos uma seleção com os principais sinais de desgaste em uma relação amorosa. Confira agora quais são os indícios científicos de que o melhor caminho é o divórcio.

Como saber se o casamento acabou: principais sinais

Vocês se tornaram apenas amigos

Se você está se perguntando como saber se o casamento acabou, aqui vai um dos primeiros sinais: vocês se tornaram apenas amigos. Ser amigo do seu parceiro é algo muito importante, mas devem existir alguns limites.

Ter alguém que seja um ótimo amigo contribuir para uma relação saudável. Ser amigo de seu cônjuge é importante, mas quando ele se torna apenas amigo e nada mais, então estamos diante de um grande problema.

A intimidade sexual não existe mais

Uma vida sexual saudável é ótima para qualquer relacionamento, mas todos passam por períodos de altos e baixos entre quatro paredes. Por isso mesmo, não querer fazer sexo com o seu parceiro todas as noites não é motivo para entrar em pânico.

No entanto, se sua vida sexual se tornou totalmente inexistente, há motivos de preocupação. Nem mesmo os melhores relacionamentos sobrevivem sem que exista contato íntimo.

O sexo é muitas vezes um dos elementos mais relevantes dentro de uma relação. E se já não existe fogo o suficiente, pode ser um sinal de que o casamento realmente chegou ao fim.

Lembre-se de que a falta de sexo por cansaço, por trabalho ou alguma dificuldade não significa necessariamente o fim do casamento. Agora, se vocês estão com tempo e disposição mas mesmo assim não fazem amor com regularidade, é um sinal.

As discussões aumentaram

Argumentar e discutir faz parte de qualquer relacionamento. Quando você está com alguém por muito tempo, você começa a notar ideais, costumes e hábitos que são diferentes daquilo com que você está acostumada. E isso faz surgir discussões.

Você não concorda 100% com o seu companheiro e isso é completamente normal. No entanto, se vocês não estão dispostos a resolver essas diferenças juntos e tudo é motivo para uma nova discussão, o seu casamento não está funcionando.

Por isso é importante analisar a frequência com que as discussões acontece e como elas acontecem. Existem discussões em que os dois chegam ao final com uma solução. No entanto, existem discussões em que os dois terminam brigados.

Além disso, em uma discussão saudável é importante que uma das partes faça concessões. Ou seja, que você ou ele abra mão de alguma coisa, pelo bem do casal. Se isso já não está acontecendo, fique atenta a esse sinal.

Vocês são indiferentes

Da mesma forma que pode acontecer de as discussões aumentarem, pode passar o contrário: as discussões se tornam menos frequentes. Isso significa que vocês se tornaram indiferentes com relação aos problemas conjugais.

Na expressão comum, significa que os problemas estão sendo varridos para debaixo do tapete. Vocês começam a evitar discussões, deixam assuntos importantes para depois e continuam a vida sem resolver absolutamente nada.

A falta de conflito, de luta, de discussões, pode ser um sinal de que os dois já perderam a esperança. Mostra que existem problemas, mas que nenhuma das partes está realmente disposta a começar uma discussão para lidar com o assunto.

Você já imagina a vida sem o seu parceiro

Já que estamos falado sobre como saber se o casamento acabou, existe um sinal que é muito particular. Quando começamos um relacionamento sério, com base na monogamia, esperamos estar para a vida toda com a mesma pessoa.

No entanto, com o desgaste da relação, os companheiros podem começar a pensar em alternativas. Se você em algum momento já começa a imaginar como seria a sua vida sem o seu parceiro, pode ser que seja um bom momento para mudar os rumos.

Idealizar uma vida sem o parceiro é um claro sinal de que o casamento já não é mais sustentável. Isso demonstra que você está cansada da relação e que já está traçando um plano B para o seu relacionamento, no caso de o casamento chegar ao fim.

Se você se vê 10 ou 15 anos no futuro vivendo um tipo de vida totalmente diferente sem o seu marido, é hora de começar a se perguntar se seu casamento está funcionando. E se o futuro que você imagina é melhor sem ele, vale a pena escutar o seu coração.

Você já se imaginou com outra pessoa

Além de imaginar a sua vida sem o seu marido, pode ser que você esteja imaginando como seria a sua vida com outra pessoa. Isso é muito normal, até mesmo entre pessoas que estão bem no relacionamento.

Porém, se esse pensamento se torna frequente, é um sinal de que você quer algo diferente. Pensar em trair o marido ou em simplesmente terminar a relação para estar com outro é algo muito forte.

Pode ser que você já esteja tão desgastada, tão cansada e sem esperança, que começa a pensar nessas coisas.

Existe violência dentro da relação

Se você está buscando sobre como saber se o casamento acabou e já sofreu abusos dentro da relação, saiba que o seu casamento já deveria estar acabado. Existem muitos homens que se tornam violentos ao longo do matrimônio e podem chegar a bater na mulher.

Quando isso acontece, a relação se torna tóxica e prejudicial para a saúde física e emocional da mulher. Os casos de violência não devem ser tolerados, por mais que você tenha sentimentos profundos pelo seu marido.

O seu marido está te traindo

A traição é um dos principais motivos que levam ao divórcio no mundo todo. Quando os companheiros esquecem o contrato de exclusividade e começam a manter relações paralelas, significa que não há mais esperança para a relação.

Nem sempre a traição é algo público. Na verdade, na maioria das vezes a pessoa traída não sabe o que está acontecendo. Quando a notícia aparece, é comum que a parte que traiu peça desculpas e prometa que isso não voltará a acontecer.

Mas geralmente a traição continua, o que gera dor e sofrimento para a mulher. Nesse caso, por mais que você não queira, o melhor é terminar o casamento. Dessa forma cada uma das partes poderá fazer o que bem entender, com quem desejar.

O seu marido pediu o divórcio

Com o pedido de separação ou de divórcio, existe a certeza de que a relação não tem mais nenhum futuro. Por mais que muitos casais acabem reatando após uma grande briga, na maioria dos casos isso não acontece.

Assim, se o seu marido pediu formalmente o divórcio ou comentou com você a respeito, esse é um grande sinal de que não vale mais a pena lutar pela relação. Você pode até tentar insistir, mas provavelmente nada do que você fizer terá resultados.

Vocês não tem mais esperança

Brigas são normais dentro de qualquer relacionamento. Ou seja, vocês com certeza já tiveram diversos momentos de discussão, seja por coisas pequenas, seja por coisas grandes.

No entanto, existe um momento em que as partes simplesmente desistem. Quando a esperança acaba, qualquer futuro do relacionamento é minado. Afinal de contas, os problemas só podem ser resolvidos através do diálogo e do esforço comum.

Como saber se o casamento acabou: pense no seu futuro

Nesse guia estamos mostrando como saber se o casamento acabou. Mas nem sempre é fácil aceitar o término de uma relação que deveria ser para sempre. No entanto, é preciso pensar no seu futuro e na sua vida, mesmo que sozinha.

A pergunta essencial para saber se o seu casamento chegou ao fim é: você estaria melhor se estivesse sem o seu marido? Só você sabe a resposta para essa pergunta, então só você vai poder dizer se o matrimônio acabou ou não.

Às vezes vale a pena lutar para salvar o casamento e às vezes não vale a pena. É importante enfrentar as realidades, inclusive a possibilidade de que a sua relação terminará com um divórcio e que você terá de seguir o seu caminho.

Muitas mulheres fica sem saber se continuar ou não na relação, se lutar ou não pelo bem do casal. Mas a verdade é que em alguns casos não adianta lutar. Quando o amor acaba ou quando existe abuso, por exemplo, a solução é a separação.

O que fazer quando o casamento acaba

Acima mostramos como saber se o casamento acabou. Se o seu casamento realmente chegou ao fim, não resta muita coisa a se fazer. Duas pessoas só permanecem juntas quando existe vontade dos dois lados.

Por isso mesmo, se o seu casamento se tornou insustentável, você terá que começar a pensar em todas as possibilidades. E uma das mais urgentes e prováveis será o divórcio.

Então, vale a pena começar a se preparar, tanto mentalmente quanto financeiramente. Com o término de um casamento surgem diversos problemas e desafios. A própria separação pode ser uma grande luta, especialmente quando não existe acordo entre as partes.

Assim, para conseguir lidar com tudo isso, é importante ser realista e analisar as suas possibilidades. Muita gente pergunta como saber se o casamento acabou, mas sem estar pronto para encarar a verdade.

Para você que está passando por um momento de dúvida e insegurança, a dica que temos é analisar todos os detalhes possíveis. Veja se o seu casamento realmente acabou, se não existe nenhuma esperança para o casal. Essa é a melhor maneira de tomar uma decisão que seja objetiva e definitiva para a sua vida.

Sobre Valter

Veja também

guarda compartilhada como funciona

Guarda compartilhada como funciona nos dias atuais

Muitas pessoas se perguntam sobre a guarda compartilhada como funciona. Esse é um dos temas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ficou com alguma dúvida?

Temos advogados prontos para te atender

Deseja conversar com um advogado?

Ficou com alguma dúvida?

Temos advogados prontos para te atender

Deseja conversar com um advogado?

Prezado(a), para iniciar a seu atendimento, responda algumas perguntas para entender melhor probema

Como podemos te ajudar?
Field is required!

Teste de Elegebilidade

O casal concordam em se divorciar consensualmente?
Field is required!
O casal possui filhos menores de 18 anos ou incapazes deste casamento?  
Field is required!
Possuem bens (ou dívidas) à partilhar nesse divórcio?
Field is required!

Seu divórcio é internacional?

Divórcio Internacional
Field is required!
Field is required!

Teste de Elegebilidade

Voce ainda reside no mesmo endereço que o seu cônjuge?
Field is required!
O casal possui filhos menores de 18 anos ou incapazes deste casamento?  
Field is required!

Digite sua dúvida para possamos entender melhor o seu caso.

Campo obrigatório.
Campo obrigatório.

Prezado(a), informe seu email e telefone para que possamos cadastrar em nossa base de dados.

Field is required!
Field is required!

Entre em contato através no WhatsApp para te ajudarmos.