Terapia de casal como funciona atualmente

terapia de casal como funciona

Você já ouviu falar em terapia de casal? É uma alternativa muito interessante para casais que estão querendo resolver problemas existentes dentro da relação. Muitas vezes, a terapia ajuda a acertar as coisas e a evitar o divórcio. Se você quer saber sobre a terapia de casal como funciona, está no lugar certo.

Uma terapia de casal é um método psicoterapêutico que pode ajudar em conflitos existentes em uma relação. A terapia pode ser feita por pessoas casadas, pessoas em relação estável e até mesmo por namorados.

Trata-se de um procedimento completamente nutro, que trabalha a individualidade de cada um dos companheiros. O terapeuta não se apoia em nenhum dos lados, mas tenta criar espaço para uma comunicação aberta e verdadeira.

Nesse guia vamos falar tudo sobre a terapia de casal como funciona. Descubra o que a terapia pode fazer pela sua relação, como são os encontros, quais são os benefícios e muito mais. Antes de pensar em pedir o divórcio, vale a pena conhecer essa alternativa que está se tornando cada vez mais popular no mundo todo.

O que é terapia de casal na prática

Antes de falarmos sobre a terapia de casal como funciona, vale a pena entender esse conceito. Afinal de contas, a terapia voltada para casais é algo relativamente novo, principalmente em países do Ocidente, como o Brasil.

Mesmo nos melhores relacionamentos podem surgir situações difíceis, como brigas, pequenos conflitos, discussões, mágoas e ressentimentos. Cada fase da vida traz desafios e coloca o relacionamento à prova.

Porém, nem todos os problemas são capazes de abalar o amor entre os companheiros. Muitas vezes, tudo que as pessoas desejam é resolver a situação e ficar bem um com o outro. Mas sem diálogo, sem uma conversa sincera e direta, isso é impossível.

Na terapia de casal, todos os problemas e conflitos podem ser discutidos abertamente com o terapeuta. O terapeuta permanece imparcial, sem escolher um lado da discussão. Isso significa que ele simpatiza com ambas as posições, mas não toma partido.

O terapeuta do casal não apenas se concentra nos problemas existentes, mas também explora os aspectos positivos do relacionamento. Logo, ele é capaz de mostrar para os companheiros que nem tudo são problemas, que existem muitas partes boas.

Por isso cada vez mais pessoas estão buscando por terapia para casal. Mas afinal de contas, a terapia de casal como funciona? Para quem essa prática é realmente indicada? É o que veremos agora.

Terapia de casal como funciona: quando fazer

Muitos casais acham difícil adotar a terapia de casal porque parece provar que algo está errado no relacionamento. Essa oportunidade geralmente é aproveitada apenas quando o relacionamento ameaça falhar e o casal não vê mais outra maneira.

No entanto, a terapia de casal é algo que pode ser usado até mesmo para resolver os pequenos conflitos do dia a dia. Por isso muitos casais estão contratando a terapia de forma frequente e não apenas para resolver grandes questões.

Porém, a terapia de casal é particularmente importante quando os conflitos têm um impacto negativo na vida cotidiana e na saúde mental dos parceiros. Nesse caso, a terapia de casal pode ser a única saída para a resolução do problema, além de um divórcio.

O objetivo da terapia de casal não é salvar o relacionamento a todo custo. Antes, trata-se de esclarecer os diferentes pontos de vista, necessidades e objetivos da vida. Em muitas terapias de casal, a conclusão final é de que a melhor opção para as partes é realmente o divórcio.

Isso significa que a terapia não é um procedimento para garantir que vocês não se separem. Mas sim um procedimento para que vocês saibam exatamente quais são os problemas e se eles podem ser solucionados.

Muitas pessoas procuram saber sobre a terapia de casal como funciona pensando que esse é um método infalível. No entanto, é apenas uma ferramenta que pode ou não salvar a sua relação. Tudo vai depender do casal e da vontade de resolver as coisas.

Terapia de casal como funciona: quem deve estar durante a terapia

No caso da terapia de casal, os dois parceiros nem sempre precisam estar presentes, mas a vantagem de uma terapia de casal é que o terapeuta conhece as duas perspectivas.

Logo, é possível que vocês marquem para ver o terapeuta em dias e horários diferentes. Mas o detalhe é que o terapeuta deve ser o mesmo, pois é assim que ele poderá conhecer melhor o casal e tirar algumas conclusões.

Apesar disso, tradicionalmente a terapia de casal é realizada com os dois companheiros ao mesmo tempo. É muito mais fácil quando os dois estão presentes e dispostos a conversar abertamente.

Se você e seu companheiro ou companheira sentem que estão prontos para falar abertamente sobre todos os problemas, vale a pena fazer a terapia de forma conjunta. O terapeuta ajudará a criar um ambiente mais propício para o diálogo.

Agora, se durante os encontros vocês não conseguirem dialogar, o próprio terapeuta indicará a alternativa. Encontros individuais podem ser a solução, tendo em vista que sem a presença um do outro, as coisas podem sair mais facilmente.

Como é a terapia: entenda o que é abordado

O conteúdo da terapia de casal é baseado nos objetivos do casal. Isso pode ser para melhorar a parceria, mas também para terminar o relacionamento. Na primeira sessão, o terapeuta esclarece com o casal o que deve ser tratado durante os encontros.

Quando se trata de fortalecer a parceria, os dois parceiros devem estar dispostos a trabalhar juntos em prol relacionamento. O simples fato de estarem buscando a terapia já mostra que o casal está disposto a fazer algo a respeito.

Para esclarecer sobre a terapia de casal como funciona, vale a pena mencionar que o método não visa corrigir uma pessoa. Não se trata de determinar quem está certo e quem está errado, mas sim de entender o que os dois podem fazer para melhorar.

Por isso mesmo, durante a terapia os dois companheiros devem fazer a sua parte. Sem a colaboração, a terapia não é capaz de produzir nenhum efeito positivo. O diálogo faz parte do processo de descoberta.

Terapia de casal como funciona: entenda os seus riscos

É importante ter em mente que a terapia de casal também pode apresentar alguns riscos. Afinal de contas, durante os encontros os companheiros estarão conversando sobre temas que são muito íntimos, às vezes privados e importantes.

Os casais geralmente procuram ajuda de um terapeuta quando estão presos no relacionamento e não sabem o que fazer. Mesmo se você quiser interromper esse ciclo e deseja mudanças, elas nem sempre saem na direção desejada.

Isso significa que se você deseja que o relacionamento continue vivo, por exemplo, a terapia de casal pode indicar que a melhor solução é terminar de uma vez. Ou seja, a resposta pode não ser exatamente o que você procura ou espera.

O que fazer depois da terapia de casal

Nesse guia estamos falando sobre terapia de casal como funciona. No entanto, é importante ter uma visão de como é a realidade após o término da terapia. Ou seja, quais podem ser os resultados e como se preparar para isso.

É preciso ter em mente que a terapia de casal não faz milagres. Mesmo um terapeuta muito bom não pode mudar nada se o casal não estiver pronto para colaborar.

Portanto, você deve estar preparado para o fato de que as mudanças levam muito tempo e esforço. Alguns poucos encontros com o terapeuta raramente são suficientes para uma mudança profunda na relação.

Outra consequência é que você pode se sentir pior após as primeiras sessões. Isso porque a terapia coloca todas as cartas sobre a mesa.

Logo, você provavelmente se sentirá desconfortável, escutará coisas que não queria escutar e também falará sobre temas que são difíceis para o casal. É como deixar sair todos os problemas de uma só vez e isso pode ser difícil de suportar.

A terapia de casal muda a dinâmica e o casal precisa enfrentar novos desafios. Seguir novos caminhos exige um pouco de coragem, especialmente no começo. Se você se sentir sobrecarregado, converse com seu terapeuta sobre isso.

Quanto tempo dura a terapia

Bom, não existe uma regra sobre quanto tempo a terapia deve durar para que seja eficiente. Talvez com apenas um encontro vocês consigam resolver alguns problemas que estejam afetando a relação.

Mas pode acontecer de depois de vários e vários encontros, os problemas ainda existam e estejam até mesmo piores. Por isso, tenha em mente que esse é apenas um método entre tantos que podem ser usados. E muitas vezes o término será a única solução.

No geral o casal determina quanto tempo durará a terapia de casal. Às vezes, os problemas melhoravam significativamente após apenas algumas sessões. No entanto, pode ser interessante manter a terapia por mais tempo, para que os resultados sejam duradouros.

Como escolher um terapeuta

Apesar de existirem muitos profissionais qualificados no mercado, é importante ter cuidado na hora de escolher um terapeuta. Isso porque o terapeuta que funcionou para um casal poderá não funcionar para vocês. É uma questão muito particular, por isso será preciso buscar com base nas suas características e gostos.

Além disso, existem muitas pessoas que oferecem consultoria, mas que não são especializadas no assunto ou nem possuem formação técnica. Sempre que possível, escolha por profissionais que possuam formação em áreas como psicologia e psiquiatria.

Dessa forma você poderá se abrir para uma pessoa que entende do comportamento humano e que saberá exatamente o que está acontecendo dentro da relação. Mas o mais importante é que o terapeuta tenha empatia e não faça julgamentos.

Afinal de contas, o papel do terapeuta é facilitar o diálogo e contribuir para que o casal encontre uma solução para os problemas que estão afetando a relação. Isso só pode ser feito se o terapeuta for neutro e escutar as duas partes de igual maneira.

Terapia de casal e divórcio

Agora que já falamos tudo sobre a terapia de casal como funciona, vale a pena abordar a relação da terapia com o divórcio. Sabia que muitos casais que estão perto de se divorciarem conseguem reatar com a ajuda da terapia?

Esse é um método considerado bastante eficiente na hora de resolver problemas conjugais. Muitas vezes, a falta de comunicação dentro de uma relação faz com que os problemas sejam simplesmente varridos para debaixo do tapete.

Com a ajuda de um terapeuta é possível recuperar o diálogo e falar sobre temas que são importantes, como o amor, o sexo, a fidelidade e outras questões, inclusive sobre a parte financeira.

Por isso a terapia de casal está se tornando algo bastante buscado no mundo todo. Se você está pensando em se divorciar, mas não está segura sobre a decisão, converse com o seu parceiro sobre a possibilidade de fazer terapia de casal.

Deixe uma resposta